Como já é do conhecimento do todos, a média de roubos de veículo no Brasil é alta e para ajudar, vou disponibilizar algumas dicas aqui. Antes de mais nada, fundamental que você se lembre que as comunicações devem ser feitas o quanto antes, com a polícia e com a seguradora certo?

Segue algumas dicas:

  • Mantenha a calma e não haja na emoção
  • Ative o rastreador e bloqueador do veiculo
  • Faça o boletim de ocorrência assim que possível
  • Solicite a suspensão temporária de tributos
  • Nunca procure o veículo roubado sem ajuda da polícia

Tá! Mas, tudo isso você já sabia certo? Então o que fazer em caso de veículo roubado e recuperado?

Quando o veículo roubado for recuperado, você deve avisar a seguradora do ocorrido. Se a recuperação do veículo for antes da transferência de propriedade para a seguradora, você não terá direito à indenização integral.

Se o carro for recuperado depois da transferência de propriedade e antes do pagamento, o direito à indenização integral se mantém.

Você deve entrar em contato com a seguradora e saber quais serão seus direitos frente às condições do carro recuperado e prazos do trâmite.

Quando o veículo roubado for recuperado pela polícia, a entrega do carro é feita pela própria polícia para você. Após a entrega, você deve apresentar, ao delegado, as cópias de seus documentos pessoais, o documento do carro e a cópia do Boletim de Ocorrência.

A delegacia vai gerar um registro de recuperação, um auto de entrega do veículo ao proprietário e um memorando de encaminhamento do carro à perícia criminal, se for julgado necessário. Após a entrega do veículo, o delegado fará um memorando para a DRFA.

No entanto, se houver demora por parte da delegacia que recuperou o veículo em informar o fato à DRFA, você deve pedir a liberação junto à Seção de Apoio Administrativo (SAAD).

A solicitação deve ser feita de modo presencial ou pela internet, no site da Polícia Civil de seu estado. Faça o download do formulário de Requerimento de Liberação e faça o preenchimento. Se cumpridas todas as formalidades legais (apresentação de formulários e documentos exigidos), no prazo de cinco dias úteis, o veículo será liberado.

Agora que você sabe como agir no caso de ter o veículo roubado, compartilhe este artigo com mais pessoas. Desta forma, elas também poderão agir corretamente caso sejam vítimas de um furto de veículo.



Sexta, Setembro 25, 2020





« Retornar